booked.net
O Jornal da Região de Cornélio Procópio - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Cornélio Procópio - PR, - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Atualizado em 21/09/2025 às 00:16:06

‘Coleginho’ encerra suas atividades em 2025

O Colégio Nossa Senhora do Rosário em Cornélio Procópio anunciou na tarde desta sexta-feira, 19 de setembro de 2025, o encerramento das suas atividades educacionais no final deste ano, após 74 anos de atuação.

Segundo a nota assinada pela Superiora Provincial, Irmã Maria da Glória Inácio, o encerramento se deve à diminuição de vocações religiosas que impedem a continuidade do trabalho.

O comunicado surpreendeu a comunidade escolar que demonstrou preocupação. Pais, alunos e professores se reuniram na tarde deste sábado (20) em frente ao colégio para protestar contra o encerramento da instituição. Na ocasião todos fizeram orações e uniram as mãos em um abraço coletivo em volta da instituição, demonstrando preocupação com o futuro acadêmico de seus filhos.

HISTÓRIA

A história do Colégio Nossa Senhora do Rosário teve início em 1949, a partir de um diálogo entre a Irmã Giovaninna e o Dr. Antenor Roberto para a instalação de uma Escola Primária, em Cornélio Procópio- PR, a ser dirigida pelas Irmãs Dominicanas da Bem Aventurada Imelda.  Assim, em dezembro, do ano seguinte, vieram a este município as Irmãs Francisca, Angélica e Gioconda, acompanhadas pela Madre Geral, Juliana Tessaro, com o propósito de aqui se instalarem. Em 15 de fevereiro de 1951, nasce a Escola “Nossa Senhora do Rosário.

Por suas modestas instalações essa Instituição Educacional administrada pelas Irmãs Dominicanas da Beata Imelda foi carinhosamente chamada de “Coleginho”, nome que conserva até hoje, mesmo funcionando numa área ampla.

O Colégio, em 1952, recebeu o nome de Educandário “Nossa Senhora do Rosário”, oferecendo os cursos de Jardim de Infância, Pré-Primário e Primário sob a direção da Irmã Pia Gioconda Vieira. Com o sucesso do Educandário germina a ideia da construção de um complexo maior, em área, parte doada pelo Dr. João Theodoro, parte pela Prefeitura Municipal e parte adquirida pelas Irmãs.

Em 1960, tanto os alunos como as Irmãs já ocupavam as novas instalações que foram construídas com o acompanhamento, gratuito, do Sr. Miguel Amaro Neves.

Em 1962, o Colégio conseguiu autorização para funcionamento da Escola “Zulmira Marchesi da Silva” com curso primário gratuito para adultos, no período noturno. Para dar continuidade a esses estudos, em 1968, inicia-se, então, o Ginásio “Pio Giocondo Lorgna” e depois o Colégio “Pio Giocondo Lorgna”.

No ano de 1966, já oferecia à comunidade, o Jardim de Infância, no prédio próprio e o magistério, depois o colegial com habilitações em Promotor de Vendas e Auxiliar de Farmácia.

Atualmente o Colégio “Nossa Senhora do Rosário – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio” oferece à comunidade procopense e municípios circunvizinhos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Confira o comunicado enviado ao pais, por e-mail, na sexta-feira.



Você pode gostar também de:

» Comentários

Postagem em questão: “‘Coleginho’ encerra suas atividades em 2025”

 

  1. Comente esta matéria!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

Diretor: Jornalista Breno Jordão
Fone: (43) 3524-1303
®Todos os direitos reservados